Além de alguns moradores e o subprefeito Tiago Barcellos, estavam presentes representantes do 5° BPM, do CPRJ (antigo PAM Venezuela) e do Sindicato dos Estivadores do Rio de Janeiro, que defendem a importância de uma Associação de Moradores na luta por melhorias da região.
Eram quase onze horas da manhã, numa terça-feira quente de verão, quando o Subprefeito Tiago Barcellos chegou à cerimônia de inauguração da Sede, sendo bastante atencioso e cordial com todos que estavam presentes e demonstrando, acima de tudo, um imenso alvoroço com a realização. Segundo Tiago, desde que veio trabalhar com Eduardo Paes, jamais havia passado por uma cerimônia que lhe exigisse um discurso e revelou por várias vezes que estava muito nervoso e apreensivo por falar em público. Com o presidente da Associação, não era diferente. Desde a chegada do primeiro convidado, até a ida do último, Papu não parou de andar de um lado para o outro, demonstrando no olhar, o orgulho de trazer, depois de muita persistência e teimosia, uma grande conquista ao bairro. Quando não estava na companhia de algum repórter, dando entrevista, estava posando para uma foto.
Por pedido de uma moradora que estava na cerimônia, após o discurso do presidente da
Associação e do subprefeito, o Hino nacional foi cantado por todos os presentes, e sem acompanhamento de som, afinal, o hino não estava incluído na programação. No fim tudo deu certo, pois foi super especial para todos ouvir o hino soando à capela da voz de cada um que estava dentro da sede, seguido de palmas e assobios.
Embora na região existam pessoas que discordam da iniciativa de uma Associação de Moradores, A AMAGA se mantém desde 1997, com o apoio de muitos que, em sua maioria, moram na região por mais de vinte anos. Com a nova sede bem no coração do bairro, cresce a esperança do apoio unânime da população, pois como sabemos, é preciso que este nó esteja atado. Por enquanto, só temos a desejar ao presidente Papu muita sorte e sabedoria com seus planos e projetos.
Kimura
Presidente Eduardo de Sousa Pedro discursa aos presentes
Kimura
Promessa de uma grande parceria: Presidente da
Associação Eduardo de Sousa e o Subprefeito do
Centro Tiago Barcellos
Kimura
Momento em que o subprefeito descobre a placa de
inauguração da nova sede

O RENASCER DA AMAGA
ResponderExcluirCerta feita no mes de Agosto de 2010, um grupo de moradores antigos do bairro da Gamboa, se reuniram e formaram um grupo de trabalho para desenvolver o resgate da AMAGA, preparando-a para as: ELEICOES DA AMAGA EXERCICIO: 2011 ATE 2015. Foram varios meses de muitas conversacoes, entendimentos e reunioes, para atraves do processo democratico de direito; criar o COE-Comissao Organizadora Eleitoral, que administrou e gerenciou o processo das eleicoes. Houve tambem a preocupacao de legitimar o processo, para trazer a legalidade a AMAGA e consequentimente realizar pontos importantes como: A REFORMA ESTATUTARIA, A DIVULGACAO PUBLICA DAS ELECOES DA AMAGA, O CHAMAMENTO DOS MORADORES PARA CADASTRAMENTO DE ASSOCIADOS NOVOS DA AMAGA, e deste modo realizar a transparencia do processo eleitoral como um todo. O Resultando foi muito importante para moradores e comerciantes do bairro da Gamboa, porque determinou que no dia 12 de Marco de 2011 nascia uma nova MESA DIRETORA DA AMAGA; comprometida com melhorias sociais ao morador, tais como: CRECHE MUNICIPAL, ESCOLA DE ENSINO MEDIO, ESCOLA DE ENSINO TECNICO PROFISSIONALIZANTE, UPA 24 HORAS, RESTAURO DE ACERVOS HISTORICOS DO BAIRRO DA GAMBOA, e melhores condicoes de seguranca e lazer a populacao local e visitantes da regiao portuaria. Hoje neste mes de Junho de 2011, a estrutura administrativa da AMAGA, esta mais leve, exuta e operacional, pois esta composta de: UM PRESIDENTE, UM VICE-PRESIDENTE, UMA SECRETARIA, UM TESOUREIRO E UM DIRETOR DE COMUNICACAO E PROJETOS. Todos sao moradores antigos do bairro, e estarao buscando trazer programas, projetos e eventos capazes de desencadear melhorias socioeconomicas e benfeitorias dentro do bairro da Gamboa.
BOA SORTE A MESA DIRETORA DA AMAGA...!
A AMAGA esta realizando varias conversacoes e encaminhamentos para interagir, no processo de melhorias junto ao Projeto Porto Maravilha.
ResponderExcluirSao encaminhamentos junto a Prefeitura do Rio, CDURP e Consorcio Porto Novo, as seguintes demandas sociais para o bairro da Gamboa:
INSTALACAO DE UMA CRECHE MUNICIPAL.
INSTALACAO DE UMA CLINICA MUNICIPAL DE FAMILIA.
MELHORIAS E REFORMAS NA PRACA CORONEL ASSUNCAO.
MELHORIAS NA ILUMINACAO DE RUAS DO BAIRRO DA GAMBOA.
PARCERIAS JUNTO AS SECRETARIAS SOCIAIS, ESPORTES, LAZER, TRABALHO E EDUCACAO.